Carta de Intenções

“ Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação” – Charles Chaplin

De 8 a 14 de Setembro, 2014, a cidade da Figueira da Foz irá acolher o Figueira Film Art – Festival de Cinema da Figueira da Foz.
Um evento que se espera de sucesso e qualidade fazendo jus ao anterior Festival Internacional de Cinema da Figueira e que, durante três décadas, foi considerado o baluarte do cinema realizado em Portugal.
Sendo a Figueira da Foz uma cidade turística por excelência, com uma diversidade de recursos naturais únicos e onde se destacam os seus 12Km de praias, mar, rio e serra, torna-se importante dotar a cidade com novos polos de atração por forma a proporcionar aos seus visitantes, numa data que foge à sazonalidade lógica e racional, uma oferta cultural que outrora foi um marco para a cidade.
Com a perfeita consciência da responsabilidade que o nome “Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz” acarreta, mas, também, com a consciência que muito mudou ao longo destes anos de interregno, cabe, de imediato, uma palavra de apreço a todas as entidades que se mostraram disponíveis em ajudar. Entidades estas que irão tornar possível a realização do Figueira Film Art, permitindo concluir um hiato sem sentido e dando nova luz a um projeto ambicioso e pertinente!
A presente edição terá como objetivo, não só, levar as pessoas ao cinema, mas, também, levar o cinema às pessoas fazendo com que se torne, desta forma, um festival itinerante. O CAE – Centro de Artes e Espetáculos será, por excelência, o local onde decorrerá a grande parte do cinema a concurso, sendo intenção da organização levar a categoria de curtas, entre documentários e videoclips, a interagir por entre salas tão distintas como os bares, coletividades e museus espalhados pela cidade e seu concelho. Por outro lado, o Casino Figueira, local mítico do FICFF no passado, será um dos locais de referência nesta nova edição do festival, recebendo a cerimoniosa e protocolar noite de gala, filmes a convite e, a par com o CAE, a realização de vários colóquios, tertúlias e workshops relacionados com a sétima arte.
É pois, imbuído num espírito de total entrega e dedicação e em conjunto com o referido apoio das entidades, que a organização independente do Figueira Film Art reativará um certame com pergaminhos firmados no panorama cultural, e no cinema em particular, sustentada numa programação rica e diversificada para todos os amantes da sétima arte.
Expectantes e confiantes em relação ao futuro desta nova edição do Festival de Cinema da Figueira, estamos certos que o acolhimento do público e o envolvimento de todos os colaboradores, cineastas e realizadores, será determinante para que, ano após ano, sejamos melhores e façamos do Figueira Film Art uma referência do cinema em Portugal, projetando-o ao nível do que foi em tempos o Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz.

A organização,
Figueira Film Art – Festival de Cinema da Figueira da Foz

Comments are closed.

Facebook button